ROCKEFELLER CENTER – NY

Hoje, a Brick Engenharia tem o prazer de te levar para Nova Iorque, para conhecer o complexo Rockefeller Center, um dos ícones da história moderna da cidade. A construção do suntuoso complexo de edifícios ocorreu em plena “Grande Depressão” que assolou o país durante boa parte dos anos 30 e 40.

 

Hoje, quase 100 anos depois do início das obras, a exuberante arquitetura Art déco (estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas e arquitetura no entreguerras europeu) dos edifícos do Rockeffeler Center abriga a árvore de natal símbolo dos festejos de fim de ano na cidade, o famoso observatório panorâmico e o encantador “Channel Gardens”.

 

 

O Rockefeller Center é um complexo de 19 edifícios situado no centro da megalópole de Nova Iorque, entre a 5ª e a 6ª Avenida. Seu edifício mais importante é o arranha-céu Comcast Building, construído em 1930 e possui admiráveis 70 andares e 266 metros de altura.

 

A História

 

Embora a arquitetura do complexo seja fascinante, o Rockefeller Center se destaca por sua história e o clima que o rodeia durante todo o ano.

 

O complexo, desenvolvido pelo magnata do petróleo John D. Rockefeller, foi terminado pelo seu filho em 1937, durante os piores anos da Grande Depressão e, para ajudar a cidade a se reerguer, foram empregadas mais de 40 mil pessoas para trabalhar nas obras. A ideia de Rockefeller era transformar a região no segundo distrito de negócios mais importante de Nova Iorque depois de Wall Street.

 

Embora a inauguração oficial tenha ocorrido somente em maio de 1933, ao longo da década de 1930, à medida que a construção do complexo ia desenvolvendo, muitas das atrações que hoje fazem parte da rotina de turistas e nova-iorquinos foram sendo incluídas, como a árvore de natal (1931) e o rinque de patinação no gelo (1936). Em 1939, o Rockefeller Center já atraía a visitação de mais de 125 mil pessoas.

 

 

 

O que visitar no Rockefeller Center?

 

Os pontos turísticos do complexo são um show à parte, o visitante poderá passar por lugares como estúdios de TV e rádio, jardins, estátuas, praças, enfim, o que não faltam são coisas para ver e ficar babando, além da arquitetura que por si só é uma joia rara e preciosa.

 

1) Estúdio da NBC

 

Uma das mais importantes redes de televisão dos Estados Unidos, a NBC, possui alguns dos seus estúdios no famoso endereço 30 Rockefeller Center. Turistas e moradores podem programar a visita aos estúdios da NBC e fazer parte da plateia dos programas de TV mais tradicionais da TV americana, como o Saturday Night Live e The Tonight Show, with Jimmy Fallon.

 

2) Praça Central

 

A praça do Rockefeller Center é o espaço central, rodeado pelos edifícios que fazer parte do complexo. Lá se encontrarem as bandeiras dos países membros da ONU, o rinque de patinação no gelo (entre outubro e abril), o Summer Garden & Bar (durante os meses do verão), árvore de natal (da primeira quarta-feira depois do Thanksgiving até a primeira semana de janeiro), a estátua dourada do titã grego Prometeu e outras atrações.

 

 

3) Jardins

 

O The Channel Gardens é o jardim que conecta a 5ª avenida à praça central do Rockefeller Center. Essa é uma das atrações mais visitas do complexo.

 

A cada estação ou datas comemorativas como a Páscoa, decorações especiais tomam conta do jardim. As decorações mais queridas pelo público são sempre as de outono e as de Natal.

 

 

4) Lojas

 

Você irá encontrar dezenas de lojas espalhadas por todo o complexo. Para quem vai à Nova Iorque acompanhado de criança, é obrigatória a visita às lojas da Lego, Nintendo, FAO Schwarz e American Girl.

 

5) Radio City Music Hall

 

Inaugurado em 1932, o teatro do Radio City Music Hall é outro edifício emblemático do complexo. O teatro está localizado na 6ª avenida e desde 1933 é a casa do show de Natal mais famoso da cidade: o Christmas Spectacular, estrelado pela famosa trupe de dançarinas, as “Rockettes”.

 

 

6) Estátua Atlas

 

A escultura de bronze de Atlas, a maior de todo o complexo, está localizada na entrada do 30 Rockeffeler Center, bem em frente à Catedral de São Patrício.

 

 

7) Observatório Top of the Rock

 

Um dos quatro observatórios da cidade está localizado no Rockefeller Center. Por estar bem próximo ao coração de Manhattan, é o único observatório de Nova Iorque que oferece vista privilegia para o Central Park e Empire State Building.

 

 

Christian Jorge Rogal de Andrade

Publicado em 09/02/2023 às 18:00h.

Referências:

https://novayorkevoce.com/blog/rockefeller-center-em-nova-york/ e https://www.novayork.net/rockefeller-center