Você sabe o que é uma ponte levadiça?

Pontes são estruturas horizontais que possibilitam a ligação de dois pontos equidistantes separados por obstáculos, geralmente utilizadas para possibilitar o tráfego de
veículos e pessoas de forma mais rápida. Muitas vezes, os obstáculos a serem vencidos
na construção de pontes são correntes de água como rios, córregos e mares.
A ponte mais antiga já construída e registrada no mundo, é a ponte da Caravana
situada sobre o rio Meles, em Izmir na Turquia. Esta ponte foi construída por volta de
850 a.C, possuindo então mais de 2860 anos.


Devido à limitação de altura e comprimento de vãos, muitas pontes se tornam
uma barreira para o transporte marítimo. Com isso, novos sistemas de pontes foram
desenvolvidos, possibilitando uma variação de transportes pela mesma área, sendo criadas
as pontes móveis. Segundo Marchetti(2003), pontes móveis são sistemas que possibilitam,
quando necessário, a liberação do tráfego aquático.

Um exemplo deste tipo de ponte é a famosa Ponte Golden Gate, localizada na Califórnia, nos Estados Unidos.

A Golden Gate Bridge foi finalizada como uma ponte pênsil com 2737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1.966 metros de comprimento suspenso. A distância entre as duas torres de suspensão é de 1.280 metros e elas estão erguidas a 227 metros acima do nível do mar.

Por que a necessidade de uma ponte como essa?

A cidade de São Francisco é uma península cercada por água por quase todos os lados. No início do século XX, especialmente após o terremoto de 1906, a cidade passou por um período de ascensão econômica e surgiu a necessidade de conectá-la com as regiões vizinhas para desenvolver a economia nas cidades ao redor da baía de São Francisco.

A única forma de atravessar o estreito de Golden Gate era por meio de balsas, que eram lentas, caras e sujeitas às condições climáticas.

A ideia de construir uma ponte sobre o Golden Gate surgiu pela primeira vez em um artigo do jornalista James Wilkins em 1916. Ele propôs uma ponte suspensa com um vão central de 900 metros e um custo estimado de 25 milhões de dólares. A ideia representava um grande desafio, já que o Golden Gate era conhecido pelos fortes ventos e correntezas e naquela época tal estrutura era considerada impossível de se construir.

Hoje a Ponte Golden Gate é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Algumas características sobre a ponte Golden Gate:

A ponte tem um sistema de monitoramento sísmico que detecta os movimentos da estrutura causados por terremotos ou ventos. O sistema envia dados em tempo real para os engenheiros responsáveis pela manutenção da ponte, que podem tomar medidas preventivas ou corretivas em caso de necessidade.

A ponte tem um sistema de alto-falantes que emite sons para alertar os pedestres e ciclistas sobre possíveis perigos, como veículos em alta velocidade, obras na pista ou condições climáticas adversas. Os sons são emitidos em intervalos regulares e variam conforme a situação. Por exemplo, um som de sino indica que há um veículo se aproximando por trás, um som de sirene indica que há uma emergência na ponte e um som de buzina indica que há um vento forte na direção contrária.

Maria Eduarda Miniorino

Publicado em: 23/11/2023

Referências: Desenvolvimento de uma Ponte Treliçada Levadiça com Ascensão Vertical (ifmg.edu.br).

Ponte Golden Gate: Uma Obra-Prima da Engenhosidade Humana (blogcurioso.net)