Tipos de pisos: saiba qual deles escolher para sua casa!

Uma das maiores dificuldades na hora de construir uma casa é a seleção dos materiais, e claro que a escolha do piso não ficaria fora disso. Existem diversos tipos de piso para diferentes necessidades e hoje vamos te mostrar algumas delas para te ajudar e inspirar! Vem com a gente descobrir!

1. Cerâmica

O piso cerâmico é um dos pisos mais populares no Brasil e possui diversos tamanhos, cores e texturas. Ele é o mais utilizado por possuir alta resistência e ser de fácil limpeza, além de poder ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos e deixar a temperatura do ambiente mais fresca. A cerâmica é a mais escolhida por ser uma alternativa mais barata do que os outros tipos de pisos, assim como a sua instalação, que também costuma ser mais barata pois é mais simples e prática de ser executada.

2. Porcelanato

O porcelanato nada mais é do que um revestimento cerâmico também, porém sua resistência é maior. Desse modo possui alta durabilidade, além de possuir baixa absorção de água, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e mais recomendado para áreas molhadas. É separado em tipos de acabamentos, sendo eles: polido, acetinado, esmaltado, struturato e natural. Atualmente, é o tipo de piso mais procurado para construções e reformas por ser mais resistente e durável do que o cerâmico. Por fim, esse tipo de piso também é mais homogêneo e possui maior diversidade de acabamentos, porém possui um preço mais alto do que o piso cerâmico.

3. Laminado

Fabricado a partir de madeira aglomerada, o piso laminado é o ideal para quem busca um acabamento em madeira, mas quer economizar. O piso laminado é o mais delicado de todos os listados, uma vez que é recomendado apenas para quartos, salas e escritórios, pois não é tão resistente à água, logo, sua limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido. A instalação do laminado é simples e pode ser feita também por cima de outro piso já existente. Os laminados são encaixados através do sistema tipo Click e presos nos rodapés, onde são colados.

4. Piso Vinílico

O piso vinílico é fabricado com resina de PVC através de materiais recicláveis e é encontrado em diversas versões como placas, mantas e tapetes. Além de ser de fácil limpeza e instalação, o piso vinílico é uma excelente escolha por seu conforto acústico e térmico, assim como sua resistência a manchas e alta diversidade de cores, texturas e formatos.

5. Ladrilho Hidráulico

O ladrilho hidráulico vem ganhando cada vez mais público pela sua alta versatilidade, podendo ser utilizado em paredes, pisos, em áreas molhadas ou secas. É feito de cimento e corantes, comprimido em prensas de maneira artesanal, portanto possuem um acabamento mais rústico. Possui alta resistência e durabilidade e por ser mais poroso, exige o uso de um impermeabilizante após sua instalação para evitar manchas. Possui diversas cores, estampas e estilos, podendo trazer um visual mais personalizado para os ambientes em que é utilizado.

6. Porcelanato Líquido (Epóxi)

O porcelanato líquido é feito de resina de epóxi, catalisador e um componente autonivelante. Essa mistura desses elementos abre um leque de possibilidades, possibilitando ao cliente a escolha da cor, estilo e até mesmo a criação de um efeito 3D no revestimento, como o efeito marmorizado, imagens 3D e até desenhos hiper-realistas. O porcelanato líquido pode ser aplicado na casa toda e é resistente a umidade, riscos e dificilmente mancha, diferente dos revestimentos convencionais. Porém, é preciso tomar cuidado com os produtos utilizados para sua limpeza, pois dependendo do produto, pode acabar desgastando o piso.

E aí, agora que você sabe dos diferentes tipos de pisos, já sabe qual escolheria para sua casa? Espero que a gente tenha te ajudado com essa escolha!!

Possui alguma dúvida ou complemento? Comenta aqui pra gente!