O concreto comum possui uma boa resistência à compressão, mas resiste mal ao esforço de tração. Se combinado com aço ele tem uma significativa melhora neste aspecto. Foi pensando em uma maneira de otimizar tal resistência que surgiu o concreto protendido lá no século 18.
A diferença entre o concreto armado e o concreto protendido é que o concreto protendido possui cabos de aço que são tracionados e ancorados, conferindo um aspecto de curvatura no concreto devido ao esforço de compressão causado. Ao ser inserido um carregamento na estrutura protendida, ele “alivia” a compressão. A figura a seguir exemplifica o comportamento da proteção na estrutura.
Fonte: https://nelsoschneider.com.br/concreto-protendido/
Por ter uma elevada resistência, o concreto protendido pode ser empregado em várias situações, como para vencer grandes vãos livres e para suportar grandes carregamentos. Confira a seguir duas construções brasileiras que foram feitas utilizando o concreto protendido.
Ponte Rio-Niterói
Inaugurada em 1974, foram utilizados 950 mil m³ de concreto protendido, dos quais 150 mil m³ estão submersos, para a construção da ponte que hoje é considerada a maior ponte deste material no hemisfério sul (13,29 quilômetros de extensão).
Palácio Tiradentes – Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Com o maior vão livre do Brasil, o Palácio Tiradentes possui 147 metros de extensão e 26 metros de largura. Ele foi inaugurado em 2010 e projetado para suportar cargas em torno de 34 mil toneladas.
Após conhecer um pouco sobre o material, o que você concluiu sobre a pergunta do título?
Padawan, Cavaleiro ou Mestre Jedi, a força definitivamente está com o concreto protendido!!