Nesse tipo de construção, as estruturas de concreto e paredes com tijolos/blocos são substituídas pela estrutura em aço galvanizado revestidas com placas, que já são prontas para receber pintura ou revestimento. A principal diferença está, no nível de industrialização que essa técnica construtiva exige.
Por meio do processo industrial, é possível desenvolver materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, resultando em um produto final de qualidade.
A galvanização do aço consiste na aplicação de uma camada bem fina de zinco, a fim de evitar a corrosão.

CARACTERÍSTICAS DO STEEL FRAME:
A principal diferença se dá pela limpeza do canteiro de obras, pois não há necessidade do uso de água, proporcionando uma construção seca, título pelo qual esse sistema construtivo também é chamado.
Outra característica é a precisão do sistema, tanto dos cálculos quantitativos (quantidade de material que será utilizado) quanto da execução. A geração de resíduos é praticamente zero, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças, consequentemente isso gera uma construção mais barata e rápida.
Algumas de suas principais vantagens são:
— Agilidade de construção, o que se justifica dado que a maioria de seus componentes são pré-fabricados;
— Menor peso das estruturas: os perfis de aço galvanizado são leves e não geram grandes esforços de carga na estrutura. Por isso, são normalmente utilizadas as fundações superficiais;
— Maior precisão na execução: como os painéis são fabricados por meios industriais, a precisão e a redução de erros torna o sistema construtivo muito confiável;
— Edificação sustentável: não é necessário o uso de recursos naturais como água para a execução do steel frame. Além disso, quase não há geração de resíduos na obra.
— Melhor isolamento térmico e acústico;
— Variedade de acabamentos;
Algumas de suas desvantagens consistem na dificuldade de se encontrar, no Brasil, mão de obra qualificada para a execução, e também, na limitação de pavimentos, usualmente o Steel Frame é utilizado em edificações térreas ou de até 5 pavimentos.
COMPOSIÇÃO:
Para os fechamentos internos e externos, a estrutura é composta pelos perfis de aço galvanizado, painel estrutural de OSB, isolante termo-acústico, placa cimentícia, placa de drywall (gesso acartonado), e então o revestimento desejado.
CONCLUSÃO:
No Brasil, menos de 3% das edificações são construídas pelo sistema steel frame, o que surpreende tendo em vista as vantagens que este oferece, e corrobora a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para sua execução. No entanto, em países como Estados Unidos, Japão e em parte da Europa, tal sistema é amplamente difundido.
Maria Eduarda Miniorino
Publicado em: 13/10/2023
Referências: Steel Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens – Escola Engenharia