Taipei 101

Situado em Taiwan, e considerado o maior “edifício verde” do mundo, o Taipei 101 possui 508 metros de altura e 101 andares. Foi considerado o maior edifício do mundo até o ano de 2010, quando foi superado pelo Burj Khalifa com 828 metros de altura.

  

 

No entanto, grandes arranha-céus lidam com um enorme problema, o vento. Para lidar com tal problema, que pode causar oscilações de mais de 1 metro no topo dos prédios, o Taipei foi construído com um sistema de contraventamento, um pêndulo localizado na parte superior do edifício que se move em sentido contrário ao vento e evita que danos sejam causados a obra.

 
O pêndulo, com mais de 5,5 metros de diâmetro, fica entre o 87° e 92° andares, está aberto a visitação e pesa mais de 650 toneladas. Ele é suportado por 16 cabos de aço e a se utiliza da inércia para manter o prédio estável quando disposto a ventos superiores a 450 quilômetros por hora e terremotos de até sete graus na escala Richter.

 

 

O amortecedor de massa sintonizada, como é conhecido, é composto basicamente por três partes: uma massa que oscila, no caso, a esfera de aço, um conjunto de amortecedores que evitam que o pêndulo se choque contra o edifício, e um amortecedor viscoso, composto por óleo e que ajuda na dissipação das forças geradas pelo vento.

 

Na parte externa, o prédio conta com uma fachada em vidros azulados com filtro UV, o que reduz em 50% a influência da temperatura externa na parte interna.   Também é possível observar painéis de alumínio em ângulo parcialmente inclinado. Isso ajuda o edifício a ter alta resistência contra terremotos de até 7 graus na Escala Richter e contra tufões com ventos de mais de 216 km/h, que constantemente atingem a região.

 

O Taipei 101 é um dos principais pontos turísticos de Taiwan e conta com um observatório panorâmico entre os andares 88 e 89. Além disso, no local é possível ver o amortecedor em funcionamento, em um mirante interno revestido por vidros. Quem quer visitar o local paga um valor na entradae pode utilizar um dos elevadores de alta velocidade, que chegam a ultrapassar os 60 km/h, para acessar o andar correto.

 

A maioria dos andares do prédio são preenchidos por escritórios. No entanto, além disso, o edifício ainda abriga diversos restaurantes, bares e até um shopping center.

  

Wictor Rafael Sar

Alex Machado de Souza

Publicado em 09/05/2022 às 18:00h.

Referências: https://portal.amigoconstrutor.com.br/grandes-construcoes-conheca-o-taipei-101/ , https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/taipei-101-terceiro-maior-predio-mundo-estrutura/ ;