COMO UTILIZAR A ILUMINAÇÃO NATURAL EM SEUS PROJETOS

O contato com a luz natural é algo que faz parte das necessidades humanas. Isso proporciona uma série de benefícios aos moradores, além de otimizar o consumo de energia. Portanto, os projetos arquitetônicos precisam ser pensados para realçar os pontos de luz solar, seja em casas, apartamentos ou ambientes comerciais. 

 

Qual é a importância da iluminação natural para o ambiente?

 

Em geral, a iluminação de um espaço pode ser natural ou artificial. A iluminação natural é aquela que vem com a incidência dos raios solares, enquanto a artificial é proporcionada por meio da energia elétrica. A luz natural tem uma grande relevância no cotidiano das pessoas que usufruem de determinados espaços por muito tempo.

  

A luz do sol influencia o comportamento humano. Ela regula nosso ciclo biológico e promove a sensação de bem-estar. Com ela, nosso corpo e cérebro ficam mais ativos e têm suas funções intensificadas.

 

Com isso a iluminação natural traz uns benefícios para o dia a dia, os quais são: 

 

  • – Estimula a produção de Vitamina D;
  • – Melhora a disposição;
  • – Oferece mais qualidade de vida;
  • – Mais conforto visual;
  • – Economia de energia;

 

Esses são apenas alguns dos benefícios da iluminação natural nos projetos. Ou seja, a luz do sol pode ajudar em uma rotina mais produtiva!

 

Quais os benefícios da iluminação natural?

 

Confira, agora, alguns dos principais benefícios da iluminação natural para a arquitetura dos espaços.

 

Economia de energia

 

Um dos maiores ganhos da arquitetura em relação à iluminação natural é a economia de energia elétrica. Por dispensar o uso de instalações excessivas de luz artificial.

 

Traz bem-estar para o cliente

 

A luz natural também está diretamente relacionada ao bem-estar humano. Em geral, ela consegue tornar os ambientes mais otimistas e confortáveis. Isso pode se refletir em um aumento de disposição para enfrentar situações de trabalho.

 

Como aproveitar a iluminação natural nos projetos?

 

Posicionamento do sol

 

O primeiro passo é identificar a carta solar. Ou seja, como se comporta a posição do sol sobre a casa durante as horas do dia. O ideal é que as áreas abertas, em que entrarão a luz do sol, recebam a iluminação maior durante a manhã. Assim, os moradores poderão aproveitar ao máximo a luz do sol, sem precisar ligar luzes artificiais em dias ensolarados, economizando energia. Uma dica extra é contemplar cortinas no projeto para evitar o exagero da luz natural em dias de verão.

 

Iluminação zenital

 

Uma forma de utilizar a iluminação natural em seu projeto, é apostar na iluminação zenital. Esse tipo de iluminação refere-se à luz que vem de cima, por meio de aberturas na cobertura. Seja para decorar ou para trazer mais luz, essa pode ser uma ótima solução. Claraboias são um tipo de iluminação zenital popular. Além delas, as sheds e os paineis envidraçados também são bem úteis para projetos com iluminação natural.

 

Evitar excessos

 

Qualquer excesso pode ser problemático, por isso, na hora de investir em iluminação natural, também é importante ser cuidadoso em relação a isso. Luz demais pode acabar provocando desconforto e improdutividade.

 

Divisórias de vidros

 

As divisórias de vidro para os cômodos são ótimas para valorizar a luz natural e economizar energia. A transparência é uma tendência arquitetônica que está conquistando muitas pessoas. 

 

Com essas dicas, é possível contemplar a luz natural em seu projeto, melhorando a qualidade de vida dos moradores e contribuindo para reduzir o consumo de energia elétrica. Incluir a iluminação natural em projetos é apenas uma das formas de humanizar a criação deles.

 

 

Ryan Ken Kanashiro Terato

Publicado em 19/01/2023 às 18:00h.

Referências:

https://www.biancogres.com.br e https://www.rocaceramica.com.br